Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Escovo os dentes do meu peludo todos os dias, mas será que estou escovando da maneira correta?

Oiêêê!!!!
Tô atrasada na postagem né? Me desculpem, mas quem teve dentista hoje foi eu. Tive que ir ouvir a sinfonia da maquininha da minha dentista, ninguém merece!
Mas vamos ao que interessa, e o resto não tem pressa, ié, ié (me empolguei agora...kkkk).
Ontem eu postei duas matérias sobre a saúde bucal dos cães, logo a noite quando cheguei da faculdade, cansada, fui escovar o pêlo e os dentes dos meus bbs, ao escovar os dentes deles me bateu uma dúvida: será que estou escovando da maneira correta?
Vocês acreditam que cheguei até a sonhar com isso? kkkkkkkkk..... só eu mesmo!!!
Hoje quando a Bela adormecida (é claro que é eu né?...rs rs) acordou pensou assim: Vou fuçar na net pra saber né?
Achei uma matéria na net e fiquei aliviada, pois escovo os dentes dos meus bbs do mesmo modo em que fala na matéria.... uhuuuuuu...... E vocês? Escovam da certinho também?
Eis abaixo a matéria:
Qual é a maneira correta para escovar os dentes de um cão?
Alguns truques que uso para escovar os dentes do meu cachorro:



  • A primeira dica é: compre algumas opções de sabores e veja qual ele goste mais;
  • Peque ele no colo e brinque um pouco com ele sem agitá-lo;
  • Mostre a escova e faça carinhos com as mãos;
  • Depois, deixe ele lamber a escova;
  • Massageie os dentes e a gengiva até ele se habituar;
  • Em seguida coloque a escova dentro da boca;
  • Deixe ele morder um pouco;
  • Tire a escova e abra a lateral e escove os dentes devagar;
  • Faça o mesmo na outra lateral;
  • Pela lateral é mais fácil do filhote deixar;
  • Depois de familiarização com a escova tente escovar a frente e pronto.

É fácil e gostoso de se fazer. É um momento onde você deve mostrar ao cachorrinho que você vai cuidar dele. Se ele sentir isso, não terá mais problemas e pra ele será sempre divertido.

Meu veterinário deu sua dica médica para escovar os dentes de um cachorro:

  • Primeira semana

Passe seu dedo indicador por sua gengiva. Comece com seções breves de 2 minutos 4x/dia por 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos e continue a agradá-lo se ele permitir que você passe o dedo em sua gengiva e dentes.

  • Segunda semana

Enrole uma gaze no seu dedo e esfregue em sua gengiva e dentes e repita o processo para que ele se acostume com a textura estranha. Seções de 5 minutos 2x/dia.

  • Terceira semana

Use um antisséptico oral que contenha Clorexidine na formulação. O mais indicado pelos veterinários é o Periogard da Colgate. Passe nos dentes do cão e depois leve-o para passear. Seções de 2x/dia por uma semana.

  • Quarta semana

Substitua seu dedo e a gaze por uma escova longa e macia e substitua o Periogard pela pasta de dentes própria para cachorro. Escove primeiro as laterais, isso falicita porque é uma forma de habituar o cachorro com a escova.

Esse momento foi muito engraçado com nosso shih-Tzu. Ele não abria a boca de jeito nenhum, somente para lamber o creme dental apropriado para cachorro. Depois de várias tentativas consegui colocar a escova dentro da boca e aí ele mordeu e não largou mais. Foi um momento muito engraçado.










Imagens: http://www.omelhoramigodohomem.com.br/


Fonte: http://www.agentefarejador.com.br/










Nenhum comentário:

Postar um comentário