Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

terça-feira, 15 de março de 2011

Saiba quais são os alimentos proibidos para o seu pet

Chocolate, cebola e leite: alimentos perigosos
O conselho de Melissa Guillen, médica veterinária da policlínica da Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, é manter distância entre os pets e alguns alimentos que podem levá-los até a morte.
Entre os alimentos que apresentam ameaça aos cães e gatos está a cebola, que, segundo a médica, provoca um tipo de anemia, principalmente em gatos.
E quem nunca achou bonitinho um filhote de cachorro ou um felino tomando leite? Pois é, outra ameaça.
- O leite pode provocar fortes diarreias porque possui lactose. Os animais não produzem a lactose que é a enzima que absorve a lactose. Poucos cães e gatos produzem a substância em pequenas quantidades. Portanto, o leite é proibido para os pets.
- Já o chocolate, que os donos tanto adoram, é um verdadeiro veneno para os bichos.
O chocolate possui uma substância tóxica para os cães e gatos e pode agir como veneno e até matar.
- Quando o assunto é alimentação orgânica, o resultado é o mesmo que nos humanos: mais saúde por se tratar de produtos sem resíduos químicos. No entanto, a carne crua, recomendada por defensores de uma dieta para pets orgânica e natural, também é contraindicada.
Existem várias linhas de alimentação natural para cães, inclusive uma com alimentos crus, que não é recomendada porque o alimento cru pode transmitir várias doenças, principalmente as carnes. Dê preferência aos alimentos cozidos se for cuidar dos pets com a alimentação feita em casa.
Osso de boi, porco ou galinha nem pensar
O osso não deve ser dado aos animais, nem cozido, muito menos cru.
Segundo Melissa, é comum cirurgias para a retirada de ossos presos ao esôfago de cachorros. Além deste perigo, ossos podem causar perfurações no intestino do pet e quando passam pelo esôfago podem acarretar obstruções intestinais, que também precisa de procedimento cirúrgico.
- Qualquer osso é perigoso, principalmente o da galinha. O que chamamos de osso da sorte, em formato de Y, é o mais perigoso. Ossos de porco também, pois são largos demais e mesmo que um cachorro seja de grande porte, o osso pode causar obstruções intestinais.

2 comentários:

  1. Adorei a matéria!!! É sempre bom saber o que não devemos dar de maneira alguma para nossos bbs.

    Eu tento dar só a ração, mas como disse tento, pq tem dias que ela faz greve de fome, aí eu cozinho uns pedacinhos de carne sem nenhum tempero, desfio e misturo bem pouquinho só pra enganar ela.
    A vet dela disse que pode, mas SEM TEMPERO, só tenho medo dela acostumar e querer assim sempre. Hj mesmo ela ainda não quis almoçar, tô esperando ver se ela acaba comendo, se não vou "batizar" a ração, num tem jeito...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Lê, temos que nos manter informadas né?

    Se eu estivesse no seu lugar tbm "batizaria" a ração, meu coração é mole... rs rs rs

    ResponderExcluir