Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

domingo, 26 de junho de 2011

Agressores de animais devem ser punidos

Para delegado especialista no tema, quem comete essa violência pode também agredir os humanos 

Há um ano o BOM DIA contou a comovente história da Vida, cachorra da raça bull terrier que foi gravemente espancada e encontrada em um terreno na Vila Santista, em Bauru, deitada sobre uma poça de sangue.

Ferida e com a saúde muito debilitada, ela foi adotada pelo casal Leandra Marquezini e Carlos Rossi, donos de um pet shop no Parque Vista Alegre. Internada, permaneceu em coma induzido por dois dias e passou por cirurgias. Hoje, Vida está bem, apesar de ter perdido 80% da visão. “Ela é muito forte”, diz Leandra.

Vida brinca com os donos e com crianças. Está saudável e menos agressiva, mas ainda precisa ficar separada de outros animais. “Ela usava a agressividade para se defender, por causa do trauma que passou”, diz Leandra.

O caso virou um exemplo pela luta contra os maus-tratos aos animais. O agressor de Vida foi encontrado e chamado a comparecer à delegacia. Porém, foi liberado por falta de testemunhas – as pessoas que presenciaram a agressão temeram também serem agredidas.
 
Leandra brinca com a bull terrier que foi gravemente espancada. Após passar dois dias em coma induzido e receber tratamento, foi batizada com o nome de Vida - Cristiano Zanardi/Agência BOM DIA

Atitude diferente tiveram vizinhos que denunciaram uma moradora por ter abandonado seu imóvel com seus animais dentro, sem os cuidados básicos – também um caso de violência. O BOM DIA mostrou o caso com exclusividade, que terminou com a autuação da moradora por parte de autoridades municipais.

De acordo com o delegado titular da delegacia do meio ambiente de Bauru, Dinair José da Silva, o medo por parte das testemunhas é apenas um dos entraves para que os agressores de animais possam ser punidos.

Outro motivo é que as pessoas julgam ser desnecessário aplicar penas severas a quem pratica esse tipo de violência.

O que as pessoas não consideram é que existem um perfil de agressor: normalmente são pessoas que agridem também mulheres ou crianças”, revela. “Por trás de alguém aparentemente é agressivo contra animais existe uma pessoa violenta, que tem um certo grau de periculosidade”, completa.

Para a psicóloga criminal Maria de Lourdes Kerche do Amaral, a agressividade contra animais pode ser momentânea. “Se a agressão for específica, pode ser uma válvula de escape. A pessoa pode estar deprimida, e acaba se sobrepondo ao animal pela força”, explica.

Porém, ela concorda que a agressividade pode, sim, se manifestar contra pessoas.

Sobre as punições, Maria é incisiva: “Tem que punir e, se possível, através de pena alternativa em que ele tenha que cuidar de animal abandonado, por exemplo, para entender como esse ser sofre”.
 
Violência variada
A delegacia do meio ambiente foi inaugurada em novembro de 2010 e fica junto ao 1º DP e ao Necrim (Núcleo Especial Criminal).

Desde então, recebe diversos casos relacionados a violência contra animais, tanto silvestres quanto domésticos, que vão desde rinhas de galo a maus tratos contra cavalos, cães e gatos.

A equipe da delegacia é composta por três delegados, três investigadores e três escrivães que se responsabilizam por investigar os casos e, quando possível, punir os culpados.

Os animais atendidos são, quando necessário, encaminhados a ONGs ou ao Centro de Zoonoses, para que recebam os cuidados necessários e sejam encaminhados para adoção.

Cães e gatos são maioria dos casos
O delegado explica que, apesar de ter atendido a diversos casos de maus-tratos contra vários tipos de animais, a maioria trata-se de agressões contra cães e gatos

O perigo, geralmente, mora ao lado
Na maioria dos casos, o agressor é o próprio dono do animal. “Às vezes a pessoa pega o animal para criar mas acaba não sabendo como cuidar dele”, explica Dinair

Denuncie
Onde: Delegacia do meio ambiente (avenida Comendador Daniel Pacífico, 2-117, Vila Falcão)
Telefones: 181, 190, 197 e (14) 3238-7377

Na casa de Leandra sempre cabe mais um
Vida não foi o único animal que teve a sorte de ser salvo por Leandra e Carlos.

Na chácara onde vive o casal há ainda 17 cães e 21 gatos, a maior parte deles vítima de abandono ou maus-tratos.

Eles foram resgatados de maus-tratos ou então deixados na porta da nossa casa”, conta Leandra.

Ela faz parte da ONG Naturae Vitae, que une voluntários com um objetivo em comum: proteger os bichinhos e conscientizar a população sobre os cuidados necessários.

A paixão pelos animais vem da infância. Quando criança, Leandra resgatava gatinhos da rua e levava para casa.

Meu pai não gostava muito”, brinca.

Aos 16 anos, passou a atuar junto a ONGs, trabalho que realiza até hoje, com muito amor dedicação.

Como todo o trabalho é voluntário, Leandra aceita doações para os bichinhos que vivem em sua casa.

Cobertor velho, roupinhas, ração e remédios são sempre bem-vindos”.

Quem tem interesse em ajudar pode ligar para o (14) 3204-1338. O site da ONG é o www.naturaevitae.org.

Fonte: www.redebomdia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário