Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

sábado, 11 de junho de 2011

Método para detectar o cio

Citologia Vaginal
A citologia vaginal é um exame que tem como principal finalidade a detecção da fase do ciclo estral (cio) em que a cadela se encontra. Dependendo do resultado encontrado, podemos descartar ou determinar a data provável para que a cópula (acasalamento) se realize, evitando-se assim:

- viagens desnecessárias quando os animais envolvidos são de locais distantes; 
- brigas entre os mesmos, pois quando a cadela ainda não se encontra no momento correto para a cobertura (estro), não aceita o macho.

Através da citologia, podemos também detectar: 
- enfermidades: tais como, ciclos reprodutivos anormais, infertilidade, piometra, vaginite e neoplasia;
- a presença de espermatozoides no esfregaço (lâmina contendo material retirado da vagina), confirmando uma cópula recente.

O procedimento para a coleta do material é simples e não requer a tranquilização ou anestesia do animal, a menos que a fêmea seja indócil ou muito agitada. Deitamos o animal sobre a mesa e introduzimos um swab (espécie de cotonete esterilizado) na região da vagina. Estaremos, assim, coletando células que serão analisadas e classificadas. De acordo com o tipo de células e quantidades de cada tipo, podemos determinar a fase do ciclo estral em que a fêmea se encontra. É um método rápido e indolor para o animal e muito útil também para auxiliar no tratamento de animais com problemas reprodutivos.
Foto retirada do site www.roteirodamoda.com

Fases do ciclo estral (cio)
O cio compreende quatro estágios :
Proestro - quando se manifesta edema (inchaço) vulvar e descarga vaginal hemorrágica (sangramento), com duração de aproximadamente 9 dias; nesta fase a cadela pode apresentar alterações comportamentais.

Estro - neste período a fêmea se torna receptiva e fértil, permitindo que o macho faça a monta. Na presença do macho, a fêmea expõe sua genitália, colocando a cauda de lado; esta fase do ciclo pode ter uma duração média também de 9 dias;

Diestro - significa o fim do cio, quando a cadela não aceita mais o macho, permanecendo neste estágio por mais ou menos 2 a 3 meses.

Anestro - com duração média de 4 meses, quando a cadela não apresenta praticamente nenhuma alteração de comportamento, fruto da atividade dos hormônios sexuais.

proestro (9 dias) -> estro (9 dias) -> diestro (2 a 3 meses) -> anestro (4 meses)

Determinando-se através da citologia vaginal a fase do ciclo em que a cadela se encontra, podemos determinar o momento certo para o acasalamento ou inseminação artificial, além de determinarmos possíveis causas de infertilidade. A citologia vaginal é um procedimento executado por veterinário especialista na área de reprodução.
Autor: André L. Maldonado, médico veterinário (CRMV SP 7402)

2 comentários:

  1. Oi! Vota no meu blog no concurso do blog www.2for-you.blogspot.com , por favor?

    Ficaria muito feliz se vc me ajudasse!

    Bjinhos da Nina!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi amei essa matéria tô super em dúvida pra saber do cio de pucca já tá uma novela, aff elá dá sinais que vai entrarno cio, mas nada de sangue... aff

    amiga eu fiz esse exame ai nela, mas como ela é pekenina, não aguentou... tem que enfiar um cotonete na pepeka dela, até o meio do cotonete, ela chorou e gritou tanto , q eu desmaiei vendo a dor dela, eu e a vet do exame decidimos desistir...Então não aconselho para cães muito miudinhas é muito sofrimento...

    Bjs amigaaa

    ResponderExcluir