Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cão 'esquecido' em casa de MS tem leishmaniose e sofrerá eutanásia

'Dono' entregou o cachorro ao CCZ, que constatou a doença.
Mesmo com entrega, 'dono' será responsabilizado por maus tratos.
 
Cão teria sido 'esquecido' em casa de Campo Grande há um mês, diz ONG (Foto: Reprodução/TV Morena)

O cão que teria sido 'esquecido' em uma casa de Campo Grande há pelo menos um mês e que sobreviveu graças a água e comida que vizinhos davam a ele, foi entregue pelo próprio 'dono' ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segundo a Polícia Civil.

De acordo com o delegado, Fernando Villa de Paula, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais (Decat), um exame do CCZ constatou que o animal tem leishmaniose e, por isso, deverá ser submetido a eutanásia.

O delegado diz que mesmo com o cão tendo sido entregue ao CCZ o 'dono' ainda vai responder pela acusação de maus tratos ao animal. O proprietário do cachorro já teria, inclusive, sido ouvido sobre o caso.

A denúncia
A denúncia sobre os maus tratos ao cão foi feita por moradores do bairro onde o animal vivia a organização não governamental (ONG) de defesa dos animais Abrigo dos Bichos.

A presidente da ONG, Maria Lúcia Metello, recebeu a denúncia dos moradores, foi até o local e constatou a situação de abandono do cachorro, acionando em seguida a Polícia Civil.

video

Uma mulher que mora perto de onde o cão estava, não quis se identificar, mas falou sobre a situação do animal. “Há mais de um mês esse cachorro está lá. É, completamente, assim, a gente não vê pessoas indo no local. Um ambiente sujo. Ele, aparentemente, está doente. As unhas grandes, o que pode ser leishmaniose. E muito magro. Qualquer coisa que você passe, você jogue pra ele, ele come”, explicou ela para a presidente da ONG. A presidente das ONG disse que abandonar um animal é crime. Quem faz isso pode ser multado e até cumprir de três meses a um ano de prisão. Ela diz que a lei é federal, e não é só o abandono que é considerado crime, maltratar um animal também. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário