Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Saiba identificar se o seu cão é um animal solitário

Seu bichinho de estimação fica muito tempo sozinho em casa? Talvez ele esteja sofrendo com esta solidão. Veja o que fazer

câo triste
Cuide do seu cãozinho: ele é como uma criança, não pode ficar muito tempo sozinho/Foto: Dreamstime
Qual bichinho vive melhor? O que tem um jardim ao seu dispor ou o que passa a maior parte do tempo entre quatro paredes? Se a resposta parece óbvia, você verá que espaço de sobra nem sempre é garantia de saúde e bem-estar.

Ah, se o pet pudesse escolher onde morar... Um amplo gramado na certa seria o sonho de consumo de qualquer cão. Já ficar confinado entre quatro paredes... Mas essa questão de espaço é muito relativa. De nada adianta um quintal enorme se o animal vive com aquela cara de cão sem dono, com o focinho encostado no portão, quase implorando por uma voltinha na rua. E morar em apartamento não é necessariamente um triste destino. "O cachorro é como uma criança, não pode ficar sozinho", lembra o veterinário Marcos Eduardo Fernandes, de São Paulo. "Se você deixá-lo de lado, ele pode até adoecer." Não à toa, uma das principais razões de consultas ao especialista são os problemas de pele, muitas vezes desencadeados pela solidão.

Lembre-se: é o animal que tem de se adaptar à vida do dono, e não o contrário. Mas, para o bem do seu companheiro, procure descobrir um jeito de lhe dar mais atenção. É como diz a veterinária Regina Motta, de São Paulo: "Quem decide ter um bicho precisa cuidar dele da melhor maneira possível". More você num casarão ou num minúsculo apartamento.

Confira os sinais de um cão solitário
· Lambe as patas
· Rói as unhas
· Come pêlo
· Deixa de comer
· Dorme a maior parte do tempo e, portanto, muitas vezes ignora a presença do dono.

Fonte: www.mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário