Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cães são mortos por espancamento

Defensores dos animais ainda aguardam por medidas da prefeitura, como a construção de um Canil

A morte por espancamento de uma cadela e seus sete filhotes chocou a cidade de Rio das Pedras na última semana. O ato desumano aconteceu na madrugada de terça-feira (24). A Associação Protetora dos Animais (Assopar) foi acionada por uma moradora do Bairro Santa Maria II, para verificar a morte dos sete filhotes (com cerca de 40 dias) e o estado grave em que se encontrava a cadela, que veio a falecer na sexta-feira.

Inicialmente o laudo da morte foi registrado como envenenamento. “Mas os exames feitos posteriormente, que incluem análise dos corpos dos filhotes e raio-x da mãe apontam que as lesões dos animais não eram compatíveis com o laudo inicial e que a causa das lesões eram resultado do espancamento”, comentou o médico veterinário Luis Ângelo Franco.

Anésio Neves, o Sombra, presidente da Assopar, registrou um boletim de ocorrência na Guarda Municipal e espera que a polícia encontre os culpados. Para Maria Neuza Moretti Nazato, voluntária da Assopar, a morte dos animais foi realizada com requintes de crueldade. “Os moradores do Bairro estavam cuidando das mães e dos filhotes para depois tentar doá-los. Tinha um que já tinha sido doado. Os cachorros estavam morando em uma casa em construção e foram cruelmente mortos com objetos pontiagudos”, conta Neuza emocionada.

Neuza disse que desde 1997 tem um abaixo assinado com mais de 2 mil assinaturas na prefeitura pedindo a construção de um abrigo para cães, porém, até hoje a situação continua a mesma. “Isso é uma vergonha. Eles afirmam que a manutenção do canil custa muito caro e empurram o problema com a barriga. Quero ver quem terá coragem de vir pedir votos em 2012”, comentou indignada. A Assopar também tem como objetivo que a Câmara Municipal sancione uma lei de maus tratos aos animais, uma vez que na cidade esses casos vêm acontecendo com freqüência. “Esperamos poder contar com o apoio do Legislativo para sancionar essa lei. Foram realizadas reuniões com os vereadores, porém, somente o Carlão e o Didiu compareceram para ouvir nossas propostas”, comentou Neuza.

Neuza ainda reforçou que a cidade está cheia de cães mortos pelas ruas e que a Assopar sozinha não pode fazer nada. Pessoas interessadas em ajudar a Associação podem entrar em contato pelos telefones: (19) 9769-6266 (Neuza) ou (19) 3493-3212/ 82659486 (Sombra).
 
Emoção 
A mãe dos filhotes veio a falecer na sexta-feira. A cadela foi encontrada morta por voluntários da associação que a alimentavam em um imóvel na construção da cidade. Neuza conta que uma mulher de Piracicaba,  sensibilizada com a história, iria adotar a cadela. “A mulher já tinha escolhido até o nome, seria Kami, que em japonês quer dizer o ponto mais elevado. Porém, ela não resistiu aos ferimentos graves”, contou emocionada Neuza, que afirma que a imagem dos filhotes mortos não consegue sair da sua cabeça.

Caso animais passem por essa violência, Neuza recomenda que eles sejam tratados em locais fechados e bem aquecidos. A Lei Federal 9.605, chamada de Leis de Crimes Ambientais, prevê no seu artigo a criminalização de maus tratos a animais com pena de detenção de três meses a um ano e multa.
 
 
Comentário da blogueira Michelle Mello: Bom pessoal, eu não queria postar uma notícia desta, porém tive de postar para que todos saibam que ainda existem pessoas que maltratam os animais, que são seres indefesos. Esse ato de crueldade tem que parar já! A Prefeitura de Rio das Pedras tem a obrigação de resolver esse problema, do jeito que está não pode continuar. Fica aqui o meu protesto e indignação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário