Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

terça-feira, 28 de junho de 2011

Em Portugal: Associação de Criadores do cão Barbado quer divulgar a raça

O Clube Português de Canicultura reconheceu, provisoriamente, o barbado da Terceira como a décima raça nacional.


Existem cerca de 600 Barbados da Terceira. A raça evoluiu de cães trazidos pelo povoado a partir do século quinze e que eram utilizados na recolha de gado bravo.

Está sendo feito um recenseamento pela associação que, na ilha Terceira, quer proteger, divulgar e apurar a raça.

As especificidades das ilhas originaram um núcleo de cães com características muito próprias que vão, atualmente, muito para além do cão de companhia.

O barbado é um cão rústico, preparado para tarefas duras, mas cria facilmente laços de afetividade com os donos.

O nome advêm de ser um cão coberto de pêlo comprido e abundante, especialmente na mandíbula, o que faz parecer uma barba.

Com os estudos biométricos realizados desde os anos 80, com a colaboração da Universidade dos Açores, o Clube Português de Canicultura iniciou o processo que leva ao reconhecimento provisório da raça como a décima a nível nacional.

Há, ainda, muito a fazer para a preservação do cão classificado como cão boieiro. Já existe um mercado de criadores interessados em expandir a raça tipicamente terceirense.

Fonte: www.rtp.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário