Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Em São José dos Pinhais Censo ajuda a controlar abandono de cães e gatos

A contagem da população canina e felina do município é feita por amostragem, dividida pelas seis regionais da cidade

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São José dos Pinhais tem capacidade para atender 15 animais simultaneamente – com suspeitas de doenças (zoonoses) ou agressivos. Mas muitas pessoas abandonam animais próximos à sede do órgão, esperando que eles sejam recolhidos, o que poderia prejudicar todo o trabalho do CCZ. Para mudar esta situação, a Prefeitura de São José dos Pinhais está desenvolvendo o Censo Canino e Felino. Nesta terça-feira (21), a contagem de animais domésticos foi feita no bairro São Francisco.

A contagem da população canina e felina do município é feita por amostragem, dividida pelas seis regionais da cidade. A primeira etapa foi feita no ano passado, na regional do Guatupê e a segunda em abril deste ano, na regional do São Marcos. Desta vez, o bairro São Francisco - pertencente à regional da Costeira - foi separado dos outros, pois lá se localiza o Centro de Controle de Zoonoses, onde um grande número de animais é abandonado. Na próxima semana o censo será feito no restante dos bairros da regional.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Fernanda da Fonseca, apesar de não existir mais a famosa “carrocinha”, e a eutanásia em animais sadios ser proibida pela legislação, a cultura das pessoas não mudou e muitos querem se livrar deles pela matança. No centro, a eutanásia só é feita em casos de cães e gatos em sofrimento real, com suspeitas de zoonoses, ou agressivos. “Muitos animais são deixados próximos ao CCZ porque acreditam que iremos resgatá-los, mas não temos capacidade para isso”, explica a coordenadora.

O Censo faz parte do Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felino. O foco principal do programa são os animais “semi-domiciliados”, geralmente tratados com água e comida por moradores da cidade, mas que passam o dia nas ruas, ajudando a aumentar a população animal e a proliferação de doenças.

Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Edilaine Vieira, o censo vai embasar as futuras ações preventivas da Prefeitura. “Teremos mapeados os lugares onde há maior quantidade de animais nas ruas e assim podemos centralizar as nossas atenções nesses locais”.

Nesta terça-feira o Censo foi feito por meio de parceria com a Secretaria de Saúde. Os agentes comunitários passaram nas casas do bairro São Francisco com um questionário que procura saber a quantidade de animais, a finalidade (guarda, companhia ou outra), se são vacinados, castrados e recebem vermífugo, qual o tipo de alimentação, se usam coleira ou não, entre outros.

Conscientização
Outro ponto do Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina é a conscientização da população sobre a guarda responsável, feita com as crianças do município. Desde a semana passada, cerca de 3 mil alunos da rede municipal assistiram ao vídeo educativo com o mascote da campanha, o cachorro Pelucho, no Teatro Leopoldo Scherner – Campus II da PUC/PR.

Esta foi a terceira etapa da conscientização. A primeira foi feita na própria sala de aula: os professores das escolas receberam um livreto informativo e fizeram um trabalho com as crianças baseado nele. Em seguida, as crianças assistiram a uma peça teatral encenada por funcionários da Secretaria do Meio Ambiente.
 

Por Michelle Mello do Blog Patógrafo: Ótima iniciativa do CCZ do Paraná e é um exemplo para que os outros estados sigam, assim poderemos evitar que muitas pessoas abandonem seus peludos. Parabéns ao pessoal CCZ do Paraná pelo projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário