Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Hospital Cajuru lança Campanha de Prevenção de Acidentes com Cães

Hospital chega a atender 30 vítimas de mordedura de cão todos os meses


O Hospital Universitário Cajuru, referência no atendimento de emergência e ao trauma, lança nesta segunda-feira (20) a Campanha de Conscientização e Prevenção de Acidentes com Cães. O objetivo é mostrar que é possível prevenir os ataques de cães, seja de qual porte eles forem, e reduzir o número de acidentes.

No Hospital Universitário Cajuru, 348 casos de mordida de cão foram atendidos em 2010, o que representa quase 30 atendimentos por mês ou cerca de um atendimento por dia. De janeiro a maio deste ano, já são 129 casos atendidos, uma média de 26 atendimentos por mês. Normalmente, as vítimas chegam à unidade de atendimento médico com lesões em áreas nobres, como a face e a cabeça.

A campanha conta com uma cartilha que traz dicas de como educar o seu cão, como identificar sinais de agressividade, como proceder no caso de um ataque e os primeiros socorros. A cartilha será distribuída de segunda (20) a quarta-feira (22) no Hospital Universitário Cajuru, no Câmpus Curitiba da PUCPR e nas Drogarias Nissei da Rua XV de Novembro, Bacacheri e Portão.

Segundo o professor do curso de Medicina Veterinária da PUCPR Paulo Renato Parreira, que é zootecnista especialista em comportamento animal, um cachorro dificilmente irá atacar uma pessoa sem motivo. As principais causas da agressividade em um cão são dominância ou possessividade em relação ao seu território ou ao seu dono e medo de pessoas, outros cães, trovões, fogos de artifício, entre outros. Animais com dor ou próximos de alimentos também podem ser agressivos.

O zootecnista reforça que o cão não pode ser responsabilizado totalmente pelos seus atos. “A responsabilidade pelos atos do animal é exclusivamente do proprietário! O cão será apenas o que o dono quer que ele seja ou o que, por ignorância ou desconhecimento, o dono deixou que ele se transformasse.”

Fonte: www.jornale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário