Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Chocolate pode matar o cão



A teobromina tem um tempo de vida médio de 17,5 horas no organismo de um cachorro. A medida que o tempo passa, ela vai sendo mais absorvida pelo organismo do cão e causando sintomas distintos. Nas duas primeiras horas são observados diárreias, vômitos e hiperatividade. Ao longo do tempo, com a maior absorção da teobromina, observam-se aumento da taxa de batimento cardíaco, o que pode ocasionar em arritmia; tremor muscular, aumento da produção de urina; hirperatividade e hiper excitabilidade ou dor excessiva. Portanto, o chocolate é letal ao cão.

Estima-se que cerca de 100 a 150 mg de teobromina por kg de peso corpóreo do cachorro ocasionam reações tóxicas. Embora existam variáveis a serem consideradas como a sensibilidade individual do cão, tipo de chocolate e tamanho do animal.

 

O chocolate amargo é o pior deles. Ele é o que apresenta maior teor de teobromina. Ao passo que o chocolate branco tem menores quantidades de teobromina. Estima-se que 100g de chocolate ao leite tem 200mg de teobromina, enquanto que a mesma quantidade de chocolate amargo tem 1.400mg de teobromina. Já no chocolate branco, esta quantidade é de 3,5 mg de teobromina em 100g de chocolate.

Em caso de intoxicação ou suspeitas disto, procure um médico veterinário, para assim, avaliar o quadro clínico do amigo de 4 patas.

É proibido também:
Café: a cafeína acelera o coração e pode causar ataques cardíacos.
Alho: a alicina, substância presente no alho, destrói as células vermelhas do cão, causando anemia até falência renal por perda de hemoglobina.
Cebola: provoca danos cumulativos à hemoglobina canina. Ingerir pequenas porções ao longo do tempo é perigoso.

Autor: Eduardo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário