Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Hipotireoidismo em cães: os cuidados necessários

Seu pet está mais gordo e sonolento do que nunca? Então, é melhor investigar. Ele pode estar com um problema de tireoide, glândula que fica bem ali, no pescoço

cão gordo
Seu cãozinho está engordando muito? Fique esperta e leve-o logo ao veterinário/Foto: Dreamstime
Ao notar que seu amigo já não é mais o mesmo, ou, pior, que o comportamento dele mudou da noite para o dia, fique esperta e leve-o logo ao veterinário. Um checkup bem-feito talvez acuse que seu animal está sofrendo de hipotireoidismo - doença autoimune que provoca uma queda brusca na produção do hormônio tireoidiano, produzido naquela famosa glândula da garganta, com formato semelhante ao de uma borboleta.

A doença, quando dá as caras, costuma atingir cachorros adultos, com idade por volta dos 5 ou 6 anos. "Embora não se saiba muito bem o porquê, raças como beagle, cocker, golden-retriever, labrador, sheepdog e doberman são as mais propensas ao desequilíbrio", diz a veterinária Ana Claudia Balda, de São Paulo. "Isso não quer dizer que os outros cães não possam ser pegos de surpresa", avisa. Segundo a médica, o tratamento é sempre o mesmo: a reposição do hormônio tireoidiano por via oral. E detalhe: para o resto da vida.

Junto com o remédio, o bicho precisará fazer um acompanhamento constante por meio de exames de sangue para medir os níveis de seus hormônios (principalmente o T4) e o especialista deve avaliar se a dosagem do medicamento está compatível com a sua necessidade. "Não existe prevenção para hipotireoidismo", diz Marcelo Quinzani, veterinário, de São Paulo. "O bom é que os sintomas são completamente eliminados quando o tratamento é feito de maneira adequada." Outros distúrbios, como o aumento das taxas de triglicérides e de colesterol, também podem aparecer como uma espécie de decorrência do mal funcionamento da tireoide. Portanto, exames para checar esses fatores costumam entrar na rotina. O que o dono não pode é marcar bobeira e demorar para levar o animal ao veterinário - afinal, só um bom acompanhamento é capaz de desatar esse nó.

A tireoide do cão, assim como a do homem, é bem parecida com uma gravata-borboleta, só que tem as pontas mais arredondadas. Está localizada à frente da traqueia e se divide em duas partes, uma do lado direito e outra do esquerdo. 

Veja quais são os sinais que podem indicar o hipotireoidismo no cachorro
Sonolência: o hormônio tireoidiano ajudaria a manter o bicho esperto. Se ele está em falta, a tendência é o cão dormir a maior parte do tempo.
Ganho de peso: justamente por dormir demais, ele pouco anda, não corre, não brinca. E a falta de atividade física leva à obesidade.
Problemas de pele: dermatites, seborreia e queda de pelo se tornam evidentes.
Intolerância ao frio: mesmo em sua casa, com cobertores ou até roupas apropriadas, o animal se mostra friorento. A temperatura corporal cai.
Apatia: ele não quer brincar, dar aquela voltinha pela rua e nem sequer dá muita bola aos agrados do dono. Essa mudança de comportamento pode ser repentina e indica o quadro depressivo decorrente da falta de hormônios. 
Atenção!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário