Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ministério da Saúde anuncia suspensão da Vacinação Anti-rábica

Cães e gatos saudáveis são os animais que podem tomar a vacina anti-rábica
A campanha de vacinação anti-rábica 2011 foi suspensa, conforme anunciou o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (Ses/MG). A iniciativa acontece todos os anos, no mês de agosto, mas, neste, por enquanto, foi suspendida.

De acordo com nota técnica, o Ministério da Saúde (MS) definiu, junto ao laboratório responsável pelo fornecimento da vacina anti-rábica para cães e gatos, a realização de novas análises laboratoriais no imunobiológico produzido, além de um ensaio clínico, previamente à sua utilização em campo. Tais etapas não são exigências da legislação atual, aplicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), porém fazem-se necessárias em função de eventos ocorridos com o produto, no ano anterior.

Ainda em nota, o MS colocou que as medidas de filtração do material protéico e a realização de um ensaio clínico mais amplo, previamente ao uso do imunobiológico, neste ano, provocaram atrasos em relação ao cronograma de entrega previsto, inviabilizando a execução da programação definida no esclarecimento de nº 15/2011.

O professor do Hospital Veterinário de Uberaba, Claudio Yudi, explica, também, que houve uma reação com a aplicação das vacinas anti-rábicas, além das expectativas previstas. "Ocorreu um erro na filtração da vacina, o que provocou uma reação em determinado número de animais, acima da média calculada. Sempre há reações, mas, neste caso, a quantidade foi considerável, causando a suspensão da vacinação".
Yudi ressalta que essa vacina é aplicada em cães e gatos saudáveis. "Ela não pode ser aplicada em animais doentes. Quanto à aplicação ocorrer em agosto, isso se deve ao fato de ser uma época na qual as cadelas estão no cio. Uma cadela na rua atrai muitos machos e se um cão macho estiver doente com raiva, durante alguma brigam, pode machucar e contaminar os outros cães', conclui.

A equipe de reportagem do Jornal de Uberaba procurou, ainda, pela responsável do departamento da vacinação anti-rábica na Gerência Regional de Saúde (GRS), mas foi informada de que esclarecimentos sobre a questão da suspensão seriam passados apenas na quinta-feira (17).

Autora: Renata Vendramini
Fonte: Jornal de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário