Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Doutor Vet Responde

Dermatite escrotal

"Olá, eu queria saber o que é uma coceira que tem na boca do meu cachorro. É uma lesão avermelhada e tem umas bolinhas e os testículos dele está todo descascado. O que pode ser?", pergunta, pelo Blog Bem-Estar Pet, a criadora Márcia Dani Fran.

Cara leitora, a descamação da pele da bolsa escrotal pode ser caracterizada como um quadro dermatológico na bolsa escrotal do seu cão. Essa alteração pode ser oriunda de diferentes causas. A dermatite alérgica de contato pode ser secundária a um processo inflamatório intenso, no qual o animal apresenta prurido (coceira) intenso local e lambedura, o que agrava severamente o processo inflamatório devido à contaminação bacteriana presente na saliva do cão. A utilização de água sanitária e desinfetante em altas concentrações para higienização do ambiente do cão frequentemente provocam o quadro de dermatite alérgico por contato na bolsa escrotal.

Além da dermatite alérgica por contato, algumas doenças infecciosas como a Brucelose, a Ehrlichiose (doença do carrapato) e Leishmaniose (calazar) podem ocasionar edema testicular e dermatite na bolsa escrotal. A Brucelose Canina é uma doença de origem bacteriana, que frequentemente provoca sinais clínicos no trato reprodutivo, como a dermatite escrotal, orquite (inflamação testículo), epididimite (inflamação do epidídimo) e prostatite (inflamação da próstata). A Ehrlichiose e a Leishmaniose podem provocar edema testicular, com consequente dermatite escrotal. Além das doenças infecciosas, algumas neoplasias testiculares também podem provocar aumento do volume testicular, edema e dor local.

O animal pode lamber a bolsa escrotal com o reflexo de dor e provocar uma dermatite secundária. As neoplasias testiculares são frequentes na espécie canina, principalmente em animais idosos.

As "bolinhas" e a "coceira" da boca podem ser lesões inflamatórias secundárias a dermatite testicular, já que o animal pode lamber constantemente a lesão testicular, ou ser causada por outra patologia independente, de origem odontológica ou digestiva. Para definir um diagnóstico, é necessário que o animal seja encaminhado para atendimento de um médico veterinário. O profissional poderá solicitar alguns exames complementares como hemograma, sorologia para Leishmaniose, Ehrlichiose e Brucelose, ou uma biopsia de pele.

Neste último exame, um pequeno fragmento de pele é removido da bolsa escrotal, e o tecido é encaminhado para exame de microscopia, na tentativa de definir o diagnóstico da causa da dermatite escrotal no cão.

Médica veterinária e professora da Uece. Esta coluna é mantida por meio de uma parceria com a Favet-Uece. Criadores interessados em tirar dúvidas sobre seus animais, nas mais variadas áreas da Veterinária, podem contatar o e-mail anavaleria@diariodonordeste.com.br ou os telefones (85) 3266.9790 e 3266.9771.
 
Autora: Annice Cortez
Fonte: www.diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário