Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Cão agoniza na calçada

O abandono de um cão causou indignação em moradores do Jardim São Silvestre. Solto de um carro branco, na madrugada de domingo para ontem, o animal permaneceu agonizando, com espasmos e latidos de dor, numa calçada na Rua Pioneiro Celeste Fadel, perto da Polícia Federal. Como o cão aparentemente era bem cuidado, os moradores suspeitam que o dono tenha decido abandoná-lo depois dele ter ficado doente.
Antônio da Cunha Melo, 58 anos, foi quem relatou a agonia do animal à Ouvidoria da Prefeitura (no número 156), por volta das 11h, e ouviu da atendente que o problema seria encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

No meio da tarde, com o animal ainda estendido na calçada em frente à sua casa, Melo decidiu relatar o episódio à imprensa.

Quando à reportagem chegou ao local, Melo estava agachado ao lado do cão. "É um cachorro que tem dono, você pode ver como ele está gordinho", comentou.

 Cachorro foi deixado na calçada da casa de Antonio Melo, que acompanhou o sofrimento do animal/Foto: João Paulo Santos

"Quem tem pai, tem mãe e pretende ter filho não faz um negócio desse com um animal", disse Melo, acrescentando que naquele local do bairro são abandonados cães e gatos com certa frequência.

Pelos sintomas do animal, Melo logo suspeitou se tratar de cinomose, doença altamente contagiosa que ataca o sistema nervoso dos cães, causando espasmos. "Tive um cachorro com essa doença. Se for cinomose, como eu estou pensando, vão ter de sacrificá-lo".

Ao ver o cão agonizando, em vídeo postado em odiario.com, a Sociedade Protetora dos Animais de Maringá (Spam) entrou em contato com a Redação para manifestar indignação pelo abandono. A Spam informou que iria cobrar providências do município.

Veja o vídeo:



Recolhido e medicado pelo CCZ no fim da tarde de ontem, confirmou-se a suspeita levantada por Melo: o cão havia contraído cinomose e, com a doença em estágio avançado, optou-se por sacrificá-lo.

Na eutanásia, que deve ocorrer na manhã de hoje, utiliza-se anestésico com droga que causa a parada cardiorrespiratória do animal. Também segundo funcionário do CCZ, o processo é indolor.


Por Michelle Mello do Blog Patógrafo: Como pode uma pessoa fazer isso com o nosso melhor amigo? Abandoná-lo foi covardia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário