Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Centenas de cães perdem sua protetora e precisam de amparo

Protetora dos animais morre e deixa abrigo com 300 cães

Foi em meados dos anos 1970 que a senhora Jane Pentiocinas começou a lutar por sua grande paixão, os animais. A primeira causa que ela abraçou foi cuidar de gatos abandonados, no Centro de São Paulo, no lugar conhecido hoje, não ao acaso, como Favela do Gato.

Com o fechamento do abrigo, Dona Jane continuou empenhada. Descendente de família judia, ela, aos poucos, abandonou a carreira artística no teatro e investiu todos os seus bens, recursos e imóveis para construir um abrigo de cães em uma chácara na região de Parelheiros, onde já chegou a abrigar cerca de 700 animais.

Ao terreno, ela deu o nome de “Chácara dos Meus Amores”, e ali viveu protegendo seus queridos até o dia 19 do mês passado, quando foi encontrada morta, caída no chão. Em uma das mãos, uma lanterna, na outra, a panelinha que usava para colocar ração para os cães. Dona Jane estava com 82 anos.

Animais aguardam adoção no canil da Dona Jane

Batizada, há cerca de 15 anos, de Chácara Meus Amores - por Dona Jane - hoje o canil chama-se apenas Chácara, e está sob os cuidados da ONG Mundo Mais

O canil recebe, diariamente, cães que vivem nas ruas ou cujos donos já não os querem mais. Os animais costumam ser deixados amarrados ao portão da chácara. Por isso, a ONG Mundo Mais promove atualmente uma forte campanha por adoções

Segundo o caseiro Cidão, que trabalha cuidando dos cães na chácara há pouco mais de cinco anos, esta é a "estopinha" do canil. Ficou conhecida assim depois que a Estopinha, do Dr. Pet, apareceu na televisão

Este pit bull foi deixado amarrado ao portão do canil há poucas semanas e procura um novo lar. Alguém se habilita?

Um dos moradores mais antigos do canil é também o único que tem nome. O grandalhão Segurança, como é chamado, por cuidar de todos os outros cães, está lá há 12 anos. Uma vez ele quase ganhou um novo lar, mas a pessoa que o levou devolveu depois de uma semana, tadinho!

Na foto, o presidente da ONG Mundo Mais Stefano Colaiori se diverte com o mais recente morador do canil. "Animais dessa raça é uma das que mais chegam por aqui. Por sorte, temos conseguido encontrar novos donos para pit bulls em poucas semanas"

Desde a morte de Dona Jane, a situação ficou complicada para os 300 cães abrigados no local. Por sorte, ela não estava sozinha na causa. Sua filha, a advogada Claudia Pentiocinas, e o genro, o publicitário Stefano T. Colaiori, também ajudavam a cuidar dos cães, contou Colaiori ao R7. E continuam ajudando.

- Em 2007, nós decidimos ampliar a causa animal e ambiental e criamos a ONG Mundo Mais, da qual a chácara é apenas uma das frentes. Desde que a Dona Jane morreu, ficou um pouco mais difícil cuidar de tudo, por isso seguimos na luta procurando pessoas interessadas em adotar os cães e colaborar com ração, remédios, castração, esse tipo de cuidado.

Segundo Colaiori, que é presidente da ONG, a média de adoções tem sido de dez cães por mês. E esse número precisa crescer, pois, com o baixo rodízio de animais abrigados na chácara, é complicado suprir todas as necessidades.

- Como a chácara existe há bastante tempo na região e todo o mundo conhece a nossa luta, o número de cães que são abandonados, amarrados ao portão ou mesmo deixados na porta, é inacreditável. Principalmente os pitbulls já crescidos.

Colaiori revela alguns casos absurdos, como de pessoas que chegam a “arremessar” os pets por cima do muro da chácara.

- Uma vez, jogaram um poodle para dentro do terreno, e o animal acabou morrendo com a queda. Também já jogaram uma porção de filhotes dentro de um saco. Por isso que uma das frentes da ONG é divulgar a ideia da posse responsável.

Apesar das dificuldades, o pessoal da Mundo Mais tem conseguido fazer um bom trabalho. Os animais que a reportagem observou no local estão limpos e visivelmente saudáveis. Atualmente, uma rede de colaboradores que inclui veterinários ajuda a suprir 40% das necessidades gerais. O que falta mesmo é gente interessada em adotar.

Para colaborar, acesse: www.mundomais.org.br

Fonte: www.r7.com

Por Michelle Mello do Blog Patógrafo: Galera, vamos ajudar esses lindos peludos, eles merecem tudo de bom! Parabéns ao pessoal da Mundo Mais pelo maravilhoso trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário