Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cuidados no pré e pós parto

Aprenda a cuidar da ‘mamãe canina’


Como preparar um parto tranquilo
. Leve a fêmea ao veterinário
. A gestação de cães pode durar entre 59 e 63 dias em média
. Uma ultrassonografia é importante e deverá ser feita a partir dos 30 dias de gestação. Fase esta que deverá ser oferecido uma ração de ótima qualidade que seja recomendada para filhotes, isto, irá previnir que a ‘futura mamãe canina’ tenha um quadro de eclampsia, e, neste caso, poderá até levá-la a uma parada cardíaca
. Instale a futura mamãe em um lugar protegido

Acompanhe o parto
Se nenhum filhote nascer após 12 horas do início das contrações, vá ao veterinário. O intervalo entre os nascimentos não deve ser maior de 2 horas.

Fique de olho nos pequenos filhotes
Falta de leite gera chorinhos frequentes. Em ninhadas grandes, há ainda o problema de os filhotes mais fortes se apossarem das melhores tetas, deixando os outros sem comida. Nas duas situações, dê leite caseiro. Clique aqui e saiba como fazê-lo.

Ajude no desmame 
Com 30 dias, os dentes dos bichinhos começam a crescer e a amamentação se torna incômoda para a mãe. Ofereça ração úmida e, depois de duas semanas, passe para a seca.

Separe a família devagar
Doar os bebês para pessoas amorosas e responsáveis é louvável, mas não dê todos de uma vez! A mãe ficará desesperada se perder a ninhada do dia para a noite.

5 demonstrações de amor com os filhotes
1. Medicar
Filhotes costumam ter parasitas, mesmo nascendo dentro de casa. Trate as pulgas com remédio específico, de uso externo, e os vermes com vermífugo em gotas.

2. Vacinar
Bebês de gato devem tomar a primeira dose da quádrupla aos 45 dias e mais duas com intervalos mensais. Para os cachorrinhos, a vacina correspondente é a déctupla (também conhecida por V10).

3. Castrar
A cirurgia evita problemas de comportamento, o estresse causado pelo cio e as demarcações de território. Também diminui o risco de infecções no útero e o aparecimento de tumores. E ainda aumenta a expectativa de vida do animal!

4. Instalar telas
Bichinhos que vão para a rua correm o risco de serem atropelados ou envenenados – isso quando não se metem em brigas com outros animais e acabam pegando alguma doença grave. Melhor manter seu pet dentro de casa.

5. Acariciar
Jamais economize apertões, amassos e cafunés nos filhotinhos peludos: eles crescem muito rápido!

Fonte: www.portaldacinofilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário