Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cálcio: nutriente de grande importância para a saúde de cães e gatos

A domesticação mudou os hábitos alimentares dos pets!

Os animais necessitam de nutrientes para diversas funções vitais, desde a formação de tecidos e órgãos até a manutenção das funções metabólicas e o bom funcionamento do organismo como um todo. Um desses nutrientes é o cálcio. Com a domesticação, cães e gatos passaram a ter certas restrições alimentares e a ingerir uma quantidade insuficiente de minerais.

Indispensável para a fase de crescimento dos filhotes, o cálcio é essencial para o desenvolvimento das estruturas ósseas e de extrema importância para as fêmeas em fase de gestação e lactação, já que os nutrientes do leite são transmitidos ao filhote durante a amamentação.

Segundo a médica veterinária da Vetnil, Isabella Vincoletto, é importante que o leite oferecido pela mãe seja de qualidade, para não comprometer a nutrição e propiciar o desenvolvimento saudável do filhote. A veterinária lembra também que animais idosos requerem atenção redobrada quanto ao mineral.

De acordo com a médica, para que o cálcio desempenhe sua função no organismo dos animais, há necessidade de que outras substâncias como a Vitamina D e o Fósforo ajam em equilíbrio, proporcionando uma melhor absorção e utilização do cálcio. “A melhor maneira de garantir o fornecimento do cálcio é por meio de uma nutrição adequada ou do uso de produtos que contenham o mineral na quantidade certa”, afirma.

Fonte: www.itu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário