Frida e Badock, amores da mamãe!
Olá! Sejam todos muito bem vindos ao blog Patógrafo. Podem entrar que o "canil" é de vocês. Sou mais uma apaixonada por cães e criei este blog Patógrafo (para quem não sabe, patógrafo significa autógrafo de cães...rs rs rs...) para falar mais desses seres maravilhosos e queridos! Então, participem, opinem e debatam nesse "canil" aconchegante!
Lambeijos...

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mulher liga 40 vezes para recolher cão com calazar (leishmaniose canina) e não é atendida no CE

Cozinheira diz ter feito 40 ligações para Centro de Controle de Zoonoses.
Órgão teria dito que "não tem previsão" para recolher animal contaminado.

Cão da raça Beagle contaminado com calazar (leishmaniose canina)

A cozinheira Jaqueline Marília de Araújo reclama que, desde que o cachorro da família foi diagnosticado com calazar, liga todos os dias para o Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza para que o animal seja recolhido pela carrocinha, mas até esta quinta (25) nada foi feito. “Já fiz mais de 40 ligações desde segunda-feira”, diz. Segundo ela, o órgão responsável pelo recolhimento informou que “não tem previsão” para pegar o cachorro doente.

Clique aqui e veja o vídeo.

Jaqueline conta que o cachorro da raça beagle começou a apresentar os sintomas de calazar há dois meses e que foi feito um exame em clínica veterinária para comprovar a doença. A mulher não tem carro para transportar o animal até o Centro de Controle de Zoonoses e está preocupada porque a filha de 11 anos convive com o cachorro contaminado.

A coordenação do controle de leishmaniose do Centro de Zoonoses de Fortaleza informou que o prazo de recolhimento de animais examinados pelo Centro e confirmados com calazar é de uma semana. No caso da Jaqueline Marília, que tem o laudo emitido por outro lugar, o prazo se estende por até 20 dias.

Segundo o órgão municipal, quando um animal estiver com suspeita de calazar, deve ser levado e examinado na Regional do bairro, onde há espaços para recolher o material e levar para análise. O tempo total entre o primeiro exame e o recolhimento do animal é de cerca de um mês.

Ceará registra 22 óbitos por calazar este ano
A doença calazar ou leishmaniose visceral pode ser transmitida ao homem através da picada do mosquito flebotomíneo. Os animais infectados com maior grau de importância em relação aos humanos são os cães, os roedores e os próprios humanos. No Ceará, foram registrados 249 casos de pessoas com calazar e 22 óbitos, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado.

A prática mais utilizada para reduzir o número de casos da leishmaniose é a eutanásia dos cães. Alguns especialistas são contra o procedimento, mas para os Ministérios da Agricultura e da Saúde ainda é o mais indicado. De acordo com o médico Manuel Fonseca, coordenador de Prevenção e Proteção de Doenças do Estado, uma liminar determina que somente animais diagnosticados como terminais e com laudo veterinário que comprove calazar possam ser sacrificados por meio da eutanásia.

Fonte: www.g1.globo.com

Opinião da blogueira Michelle Mello: Quero deixar bem claro aqui, que eu sou contra a Eutanásia em cães com  leishmaniose e sou a favor do tratamento dessa doença, uma vez que ela pode ser tratada (não é curada), mas o cão pode viver ainda muito tempo sem a manisfestação da doença. Só que no Brasil vocês já sabem né? É preferível economizar (porque esse é um tratamento caro) e mandar o nosso tão suado dinheiro para o bolso da maioria dos políticos corruptos. Estou cansada disso já! Não é justo matar um cãozinho que pode ser tratado, muitas vezes não temos condições de tratar (Também com o salário de R$ 545,00, é difícil pagar todas as contas. Os preços altíssimos e o nosso salário baixíssimo. Mas o governo não se preocupa com isso, porque o salário deles passa de R$ 10.000,00 por mês, não sabem o que é viver no aperto e quando precisamos de algo público, nunca conseguimos nada de qualidade.).
Ahhh.... Tive uma ideia, já que o governo gosta de criar bolsas (bolsa família, bolsa gás, bolsa escola e tantas outras mais) porque não criam o bolsa cachorro? Seria uma boa né?
Nosso país está realmente uma vergonha!!!!
Pronto falei! Desabafei!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário